Missão:

Construir e lapidar um processo integrativo entre as tecnologias open source disponíveis e emergentes com o ecossistema orgânico, promovendo o uso efetivo e eficaz dos recursos, através da implantação de tecnologias resilientes e escaláveis, para solução integrada e participativa dos problemas sociais.  

Odoo text and image block

Fundamentos

A palavra rede é bem antiga e vem do latin “retis”, significando entrelaçamento de fios com aberturas regulares que formam uma espécie de tecido. A partir da noção de entrelaçamento, malha e estrutura reticulada, a palavra rede foi ganhando novos significados ao longo dos tempos, passando a ser empregada em diferentes situações.

A Rede Contribucionista, organiza-se no modelo APL (Arranjo Produtivo Local): um APL é caracterizado pela existência da aglomeração de um número significativo de pessoas que atuam em torno de uma atividade produtiva principal. Considerando a dinâmica do território em que essas pessoas estão inseridas, em vista do número de postos de trabalho, recursos que estas pessoas necessitem, mercado, potencial de crescimento, diversificação, entre outros aspectos.

“Redes são sistemas organizacionais capazes de reunir indivíduos e instituições, de forma democrática e participativa, em torno de causas afins. Estruturas flexíveis  estabelecidas horizontalmente, onde as dinâmicas de trabalho supõem atuações colaborativas e se sustentam pela vontade e afinidade de seus integrantes, caracterizando-se como um significativo recurso organizacional para a estruturação social, sendo assim portanto em sua totalidade: Contribucionista”.

É nesse sentido que está sendo implantada a Rede Contribucionista, procurando dar uma abordagem inovadora, no que tange a gestão de recursos compartilhados e individuais, de forma sustentável, objetivando viabilizar as ferramentas que levem os indivíduos organizados em grupos, a uma situação de inclusão socio econômica produtiva, positiva e ascendente.

Sobre a rede

Entenda como funciona a rede

Gestão

A Ubuntu Bots oferece tecnologia e infraestrutura para desenvolvimento de parcerias. E a Rede Contribucionista é gestora dos membros e processos.

Forum

Clicando no link, você poderá ter acesso as discussões públicas, as quais falam sobre a Rede Contribucionista, e sobre o cooperativismo 4.0.

    Regras Gerais

Clicando no link, você será direcionado para a página onde poderá visualizar e entender as regras pertinentes as relações externas e internas da Rede Contribucionista.

Como participar

Identifique as modalidades de parceria disponíveis e em qual delas você se enquadra.

Membros Produtores

São aqueles que desenvolvem atividades de produção de bens ou serviços.

Membros Investidores

São aqueles que apoiam os projetos dos membros da Rede Contribucionista, por meio da cessão de recursos em troca de uma participação ou premiação, nos resultados dos projetos.

Membros Consumidores

São todos aqueles que direta ou indiretamente consomem os bens ou serviços ofertados pelos membros da Rede Contribucionista.